23 de dez. de 2011

Chegada do filhote - Como se preparar?

Que falta sinto de quando a Jade e o Dudu eram filhotes. Tão pequenos, tão gordinhos, tão fofos. Filhotes são tudo de bom. 
Decidiu adotar um filhote? Então leia as dicas abaixo, elas facilitarão a vida .dos pais de primeira viagem srrss.


Vacinas
Todo filhote precisa passar por um ciclo de vacinas (3 doses de V11 e 1 dose de anti-rábica). A primeira  é aplicada aos 45 dias de vida, a segunda aos 75 dias,  a terceira aos 105 dias e a quarta  quando o filhote completa 135 dias de vida.
As vacinas V11 servem para proteger o cãozinho contra cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Parainfluenza, Hepatite, Adenovirose e Leptospirose canina. Já a vacina anti-rábica, evita a raiva.
IMPORTANTE: O filhote só pode ter contato com a rua, ou com outros cães não vacinados, após o período de vacinação. Ou seja, passeios de coleira só depois dos 3 meses de vida, quando todas as vacinas forem aplicadas.

Caminha
Seu filhote  vai precisar de um lugar quentinho para dormir. Mantenha-o protegido da friagem!

Alimentação
Se você comprou seu filhotinho de um criador ou pet shop, pergunte qual ração ele estava comendo. Você deve manter a mesma alimentação por um período de pelo menos 15 dias, após, se  achar necessário mudar a marca, faça a troca gradualmente, para que o peludinho não tenha problemas intestinais.
ATENÇÃO:  o ideal é que o animal já esteja se alimentando com ração seca. Não compre cães que ainda se alimentam com ração de desmame.

Primeira noite em casa
É normal que o cãozinho chore na primeira noite. Afinal de contas ele foi separado da mãe, dos irmãozinhos, da casa... Para amenizar a saudade, deixe um ursinho de pelúcia ao lado dele e, não deixe que ele durma perto de você. O quintal não é local confortável para alguém que já está passando por tantas mudanças.

Banhos
O filhote só pode tomar banho após a aplicação de todas as vacinas, isso para evitar problemas como a pneumonia, ou outras doenças ainda piores. 

Banho a seco
Se notar que o peludinho está muito sujo, com aquela "nhaca" difícil de aguentar. Uma solução bastante eficaz é o banho a seco. Existem produtos no mercado pet com esta finalidade, mas você pode faz uma misturinha  que também funciona bem:
- 1 copo de água morna, 
- meio copo de álcool, 
- meio copo de vinagre. 
- Molhe um paninho e passe no pelo do cãozinho, sem exageros (você não deve deixá-lo ensopado)

Brinquedos
Filhotes são crianças, e como tal, amam brincar. Compre ossinhos de borracha, bichinhos de pelúcia, e  bolinhas. Isso é importante para que seu bebê não se sinta entediado.

As dicas são estas pessoal, espero ter ajudado.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...