18 de dez. de 2011

Shih Tzu - O cão leão


Quando decidi comprar/adotar um irmãozinho para a Jade, estava certo que seria outro Lhasa Apso. Porém, por motivos que até eu desconheço, acabei optando por um Shih Tzu. Ao contrário do que aconteceu com a Jade, não pesquisei sobre a raça, pois nem sabia que iria adquirir um Shi.
Após a chegada do Dudu, comecei a pesquisar suas características, e não foi difícil se apaixonar pelos Shih Tzus.
A história dos "Shihs" é um verdadeiro conto de fadas, na verdade uma lenda. A raça é originária da China e, de acordo com o que se conta, o Shih Tzu é o símbolo de amor entre um mongol e uma princesa chinesa. Proibidos de se casarem, a princesa e o mongol resolveram cruzar os representantes caninos de suas nações: o Lhasa Apso (cão tibetano) e o pequinês (cão chinês). O resultado não poderia ser melhor, nascia então o Shih Tzu, que quer dizer cão leão.

Características do Shih Tzu:
- Extremamente silencioso. O que o torna ideal para apartamento;
- Dificilmente solta pelos. A pelagem é longa;
- Adora um colo;
- Não necessita de muita atividade física;
- Se adapta muito bem com outros cães;
- São lindosssssssssssssssss;
- Possui um temperamento calmo;
- Porte pequeno.

Vai comprar um Shih Tzu? Então antes você deve saber:

- Por ser um cão de pelo longo, a escovação deve ser diária. Exceto, é claro, se você optar por mantê-lo tosado.
- Se optar por mantê-lo com a pelagem longa, é aconselhável que os banhos sejam dados em um Pet Shop (prepare o bolso). Caso queira dar banho em casa, não se esqueça de secar bem, pois os "Shihs" são propensos a desenvolverem problemas de pele.
- A raça é propensa a desenvolver problemas nos olhos. Isso ocorre porque os olhos dos Shih Tzus são um pouco projetados para a fora (não muito). Portanto, os pelos devem estar sempre presos, ou aparados, para evitar as úlceras de córnea.
- Embora não seja um cão que necessite de muito exercício físico, a caminha uma vez ao dia é mais que indicada. 
- A alimentação do "Shi", também merece uma atenção especial. As rações Super Premium (Hill's, PremieR, Eukanuba, Proplan, Royal Cannin) são as mais indicadas. Particularmente, prefiro a Hill's, ela evita as manchas de lágrimas e traz resultados ótimos para o pelo.
- Lembre-se, um cão é uma vida, e deve ser tratado com amor e respeito. Cães, vivem em média 12 anos... Pense bem antes de adquirir um peludinho.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...