Quando olho para a carinha do Basset Hound, a primeira coisa que me vem a mente é: "Preguiça". Esse olhar caído, essa orelha cumprida e essa carinha enrugada...
Vasculhando na net, descobri algumas curiosidades desta raça encantadora:
A origem do Basset é francesa, surgiu do cruzamento do beagle com o Bloodhound. É um cão de porte grande, mas possui pernar curtíssimas, o que lhe confere um aspecto de anão. Aliás, é justamente daí que surgiu o seu nome, basset, vem da palavra francesa bas, que significa baixo.
CARACTERÍSTICAS DA RAÇA:
As principais características do Basset são as orelhas enormes, e a pele, que parece sobrar em seu corpo. Na verdade, a impressão que dá, é que o cãozinho usa um casaco maior que o seu número. O faro desta raça também merece destaque, é um dos faros mais apurados do mundo canino, e é por isso que, na antiguidade, o Basset Hound, era utilizado como cão de caça.
TEMPERAMENTO:
Embora possua uma cara de preguiçoso, durante a infância o Basset é um cão bastante ativo (do tipo que ama destruir móveis rsrs), por isso, é importante ter por perto brinquedos que ele possa roer.
Os Bassets, possuem um temperamento amigável e paciente, sendo muito indicados para famílias com crianças. É importante destacar, que esta não é uma raça que convive muito bem com a solidão.
É um cão difícil de adestrar, não que ele não seja inteligente, mas não assimila muito bem os comandos.
CUIDADOS:
As orelhas enormes do basset, impedem a circulação de ar, e em razão disto, o cão tem facilidade a desenvolver otite (uma inflamação no ouvido). O dono deste cãozinho deve fazer a limpeza dos ouvidos, ao menos uma vez na semana;
Os olhos expostos, também representam riscos, o dono deve estar atento para sinais de úlcera de córnea;
A alimentação do Basset deve ser controlada, é um cão com tendência a obesidade. Portanto, cuidado com os excessos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Basset_Hound e http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=37656
0 comentários:
Postar um comentário