16 de dez. de 2011

Lhasa Apso - O cão sagrado do Tibete

Como disse na postagem anterior,uma das coisas que me levaram a escolher o Lhasa Apso, foi a pelagem exuberante. Mas não foi só isso, algumas curiosidades da raça foram fundamentais para a escolha da Jade.
(pelagem da Jade... 1 ano e dois meses)
Você sabia que esta uma raça muito antiga? Os historiadores acreditam que possui mais de 500 anos.

O Lhasa é um cão originário do Tibete (sim, aquele país do Dalai Lama) cuja a capital é denominada de Lhassa (nem preciso dizer de onde veio o nome). No Tibete os lhasas não são admirados apenas por sua beleza, mas também por sua função de cão sagrado. Os Tibetanos acreditam que são os guardiões dos templos e que, ganhar um Lhasa Apso é sinal de sorte. Segundo as tradições, acreditava-se que os Lhasas eram capazes de prever avalanches, e até afastar os maus espíritos.
Mas voltando ao assunto, os outros motivos que me fizeram escolher a raça foram:

- É um cão que quase não Late (Apenas quando nota algo estranho);
- Não solta pelos (isso é muito bom);
- Não crescem muito;
- São Independentes(isso não quer dizer que um colinho de vez enquando não seja bem vindo);
- São lindossssssssssss
- É um cão fiel ao seu dono;
- Possui uma personalidade calma;
- E o mais importante: pressentem avalanches (kkkkkkkkkkkkkk)

Se você estiver interessado em adquirir um Lhasa Apso, deve considerar os seguintes fatores:

- Por ser um cão com muito pelo, a escovação deve ser diária. Então esteja preparado para dedicar, no mínimo, trinta minutos do seu dia para a escovação (você pode optar por manter a pelagem do Lhasa tosada, o que reduziria a escovação para duas vezes na semana).
- Banho em casa pode ser muito trabalhoso. É quase impossível secar todo aquele pelo sem um secador profissional. Portanto, prepare o bolso.
- A raça tem tendência a desenvolver problemas de pele, e problemas nos rins. Portanto, é aconselhável o uso de uma boa ração. Ou seja, as rações Super Premium (Hill's, PremieR, Royal Cannan, Proplan, Eukanuba...), estas rações costumam custar caro, mas são essenciais para a saúde do seu filhote.
- Os olhos do Lhasa Apso, também merecem um cuidado especial. Manter a pelagem presa evita problemas como úlcera de córnea.
- Embora não seja um cão que necessite de muita atividade física, os passeios diários farão bem a você e ao seu amigo de quatro patas. Por tanto, é importante dedicar um pouco do seu tempo caminhar com seu cão.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...